O baixo ou contrabaixo, também conhecido como guitarra baixo, é um instrumento musical de percussão, destinado especificamente a executar a parte grave de uma linha músical. Pode ser acústico ou elétrico.
O nome guitarra baixo pode ser dado também a específicos modelos de guitarras clássicas, mas que possuem afinação um pouco mais grave que a guitarra clássica tradicional; esta guitarra baixo clássica é afinada uma quarta abaixo da tradicional guitarra, e não pertence a família dos baixos.
Baixo Elétrico
O contrabaixo ou baixo elétrico, que pode ser encontrado na maioria das bandas de rock, pop, jazz progressivo; possui corpo sólido e captadores para amplificar o seu som.
Baixo Acústico
Versão mais compacta do contrabaixo, similar a uma guitarra clássica bem grande, e sua performance é na mesma postura da guitarra acústica, onde o músico permanece com o baixo acústico descansando sobre suas pernas na posição horizontal e o músico sentado.
Sem trastes ou fretless
Fretless ("sem traste") é o nome na língua inglesa para o contrabaixo sem os trastes, estes "ferrinhos" que dividem o braço do instrumento em semitons. Contrabaixo sem traste é comum tanto entre os contrabaixos clássicos (que fazem parte da seção dos instrumentos de cordas em uma orquestra), como pode também ser encontrado entre os baixos elétricos, assim como na versão dos contrabaixos de orquestra que são eletrificados (com caixa acústica eletrificada e com captador).
Dica Legal:
Para fazer com que cordas velhas soem como novas a primeira dica é ferve-las. Faça o seguinte: Retire as cordas do baixo e enrole-as. Coloque-as em um recipiente com mais ou menos um litro d'água e com umas duas colheres de detergente neutro e deixe ferver por uns quinze minutos. Tire do fogo, jogue fora a água e enxágüe as cordas com água limpa. Enxugue-as e deixe-as secar ao sol. Recoloque as cordas, afine e pronto, mas cuidado: ferver as cordas pode ser uma boa maneira de melhorar o som e economizar uma grana, o timbre fica como novo (apesar de ser por pouco tempo, aproximadamente 2 semanas), mas há um porém: quando fervemos as cordas elas se dilatam perdendo a resistência e quebram facilmente, portanto, depois de ferve-las cuidado.
Ferva as cordas no máximo umas 3 vezes, depois disso esse processo não fará muita diferença.
Marcas Famosas e Boas
(não estão em ordem de qualidade)
- Fender
- Ibanez
- Tonante
- Tagima
- Fodera
- Yamaha
- Musica Man
- Rieckenbacker
beijos e comentem :*

0 comentários:
Postar um comentário